Cesc Suzano bate o Santa Mônica Centro Educacional e conquista o título do handebol sub-16 masculino
Clique para ampliar

Se não houve tempo para uma preparação técnica como os treinadores gostariam, a alegria pela volta às quadras e a vontade dos atletas deram brilho especial ao handebol na volta do Intercolegial 2021, após quase dois anos de intervalo por conta da pandemia. Os cinco confrontos disputados no Centro Municipal de Eventos de Nilópolis consagraram o Cesc Suzano como o grande campeão da categoria sub-16 masculina da modalidade.

E foi justamente o Cesc (Centro Educacional Suzano Costa) que reabriu os trabalhos do Inter, em confronto contra o Recriando, de Jacarepaguá, com vitória por 25 a 19. André Júnior, camisa 2 da escola de Guaratiba, marcou o primeiro gol da 39ª edição dos Jogos. A boa atuação garantiu vaga nas semifinais contra o tradicional Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu. Em mais um jogo encardido, o Cesc avançou para a decisão ao bater por 25 a 17 o adversário da Baixada.

No outro lado da chave, quem avançou foi o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), inscrito por Cascadura. O atual tricampeão geral seguido e dono do maior número de títulos do Intercolegial derrotou por 27 a 9 a Escola Municipal Olímpica Carioca Félix Venerando, do Caju. Para chegar à finalíssima, o SMCE bateu por 27 a 14 o Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti.

O clima de decisão tomou conta da quadra. Se notava certo nervosismo nos semblantes dos atletas envolvidos. Com mais entrosamento e muito talento, a garotada do Cesc superou os rivais do SMCE com o surpreendente placar de 24 a 13 e a festa foi total. Juan Souza, artilheiro da decisão com seis gols, e Gustavo Santos, que marcou cinco vezes, comandaram o ataque campeão e a vitória que deu o título.

O técnico Davi Sermenho explicou que o trabalho do Cesc no handebol procura manter uma base e colher frutos do entrosamento adquirido por anos de treinamento. Muito satisfeito com as atuações de seus atletas, o professor elogiou os adversários e se mostrou surpreso com a diferença de 11 gols na finalíssima.

— A gente treinou bastante. Estamos com essa garotada desde a categoria mirim (sub-12) e hoje foi a coroação do trabalho que fazemos há anos. A escola tem um projeto no handebol com todo apoio da direção e nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho. Eles começam a competir na categoria sub-12 anos, depois na sub-14 e agora na sub-16 — conta o técnico, que completou em seguida:

— O título é um reconhecimento porque a gente trabalha muito. Enfrentamos grandes times, como o Antônio da Silva e o Santa Mônica Centro Educacional que têm equipes muito boas. Foram poucas escolas, mas de nível técnico elevado. Não esperava essa diferença de gols. Foi uma surpresa boa, porque apesar de estar treinando forte, o time estava sem jogar há um tempo.

FOTO: Ari Gomes




Voltar