Cerca de duas mil pessoas lotam o Centro Olímpico de Deodoro para a disputa do judô
Clique para ampliar

Diante de um público próximo de duas mil pessoas, que lotou o Centro Olímpico de Deodoro, cerca de 700 judocas de 56 escolas disputaram o judô do Intercolegial 2018. As lutas duraram o dia inteiro e foram distribuídas 501 medalhas, sendo 135 de ouro aos vencedores. Campeão de seis das dez categorias, o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE) foi o maior vencedor, seguido pelo GEO Sócrates, com dois títulos.

Com um exército de 120 estudantes, o SMCE dominou amplamente os tatames da maior competição entre estudantes do Brasil e praticamente garantiu o título geral de 2018. A escola inscrita por sua unidade de Cascadura ganhou as seis categorias federadas (jovem, livre e por equipe, tanto masculinas, como femininas) e ficou ainda com um segundo lugar: jovem não federado feminino.

A felicidade estava estampada no rosto de José Antônio Rangel de Moura, técnico responsável pelo judô do SMCE. Mesmo sem se mostrar surpreso com as conquistas, ele fez questão de exaltar os resultados e o esforço de seus judocas.

— Resultado excelente, afinal, ganhamos a competição e todas as seis disputas federadas. Nossos alunos treinam duas horas e meia em dois dias da semana. Isso sem contar que muitos também praticam em academias, por fora, além de outros eventos esportivos, o que lhes dá muita experiência — comemora.

Escola de maior crescimento do 36° Intercolegial, o GEO Doutor Sócrates não deixou a peteca cair e se consolidou como segunda força nos tatames. A escola da rede pública, que fica em Guaratiba, faturou a categoria jovem não federada masculina por equipe e a jovem não federada feminina, além da prata jovem não federada feminina por equipe e o bronze jovem não federado masculino.

Os GEOs Juan Samaranch, de Santa Teresa, e o Félix Venerando, do Caju, ganharam as categorias jovem não federada feminina por equipe e jovem não federada masculina, respectivamente. O primeiro ainda faturou  dois segundos lugares e um terceiro e o segundo, uma terceira colocação.

Quem também fez bonito nos tatames foi o Sistema Elite de Ensino, representado por sua unidade da Tijuca, que conquistou três pratas e dois bronzes. As meninas do Loide Martha, de Caxias, por sua vez, marcaram presença com dois vice-campeonatos (jovem federado e livre federado). Virginia Patrick e Darwin Gama, ambas de Higienópolis, Recriando, de Benfica, Sul-Americano, de Jacarepaguá, e Jardim Maravilha, de Guaratiba, foram outras escolas que beliscaram pódios no judô.





Voltar