Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima se mobiliza para arrecadar fundos e participar do xadrez
Clique para ampliar

A vontade de descer a serra e chegar ao Rio para disputar o xadrez do Intercolegial 2018 foi tanta que alunos e professores do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (escola da rede pública), sem dinheiro para as despesas, organizaram rifas, arrecadaram doações e fizeram “vaquinha” para levantarem fundos para gastos com transporte e alimentação dos integrantes da delegação da escola.

Baseados em Teresópolis, a quase 100 quilômetros do Rio, o técnico de xadrez e professor de educação física, Leonardo Mussel, e os dez alunos que estiveram na competição, arrecadaram o suficiente (a quantia não foi revelada). O dinheiro deu para pagar o aluguel da van que conduziu a equipe até o Santa Mônica Centro Educacional, em Jacarepaguá, e a alimentação.

— Conseguimos tudo em cima do laço, não foi fácil. As condições financeiras não nos permitem gastos fora das nossas despesas do dia a dia, mas estávamos determinados a participar do Intercolegial. Passamos o boné entre professores, fizemos rifas e pedimos doações... só assim a gente conseguiu — conta Leonardo Mussel.

Esta é a segunda participação do Nossa Senhora de Fátima no Intercolegial. Em razão da escassez de verba, este ano o número de alunos foi reduzido de 16 para 10, em relação a 2017. Apesar das dificuldades, a vontade de estruturar o departamento de xadrez na escola supera todos os problemas. Há pouco tempo, os estudantes nem tinham um lugar adequado para treinar.

— Eles (alunos) treinavam no refeitório da escola, quase dentro da cozinha. Este ano conseguimos uma sala que ainda não tem as condições ideais, mas é um grande avanço para o que tínhamos. Nosso projeto de xadrez vai decolar, tenho certeza — afirmou Leonardo, demonstrando determinação nas palavras.





Voltar