Capitão da Rede Daltro converte o pênalti decisivo na vitória sobre o Notre Dame, após 18 cobranças
Clique para ampliar

Dos nove jogos que abriram o futsal do Intercolegial 40 anos, disputados no ginásio da Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, apenas um terminou empatado. A emocionante disputa dos pênaltis apontou a classificação da Rede Daltro no duelo contra o Notre Dame, de Ipanema, na categoria sub-18 não federada masculina.

Mais organizados em quadra, os meninos da Daltro saíram na frente ainda no primeiro tempo, com Adriano Alves, e desperdiçaram chances para ampliar. O duelo teve muitas divididas e várias faltas anotadas pelo árbitro. A vontade de ganhar era grande dos dois lados, mas sempre com respeito e mãos estendidas para ajudar quem estava caído.

Quando a vitória da Daltro parecia certa, o Notre Dame empatou no fim da partida, com João Procópio. A equipe de Ipanema já levara perigo algumas vezes no segundo tempo, tendo como arma as roubadas de bola. Após a igualdade no placar, o clima esquentou e João Lima, da Daltro, acabou sendo expulso.

Por conta do cartão vermelho do adversário, o Notre Dame teve de tirar um atleta para a disputa de pênaltis. A vitória da Daltro foi sacramentada após 18 cobranças. Capitão da equipe, Nicolas Falcão foi o autor da batida decisiva e abusou da confiança ao falar sobre a definição da vaga para a próxima fase.

— Fui bem tranquilo para a batida porque sabia que não tinha nada a perder. Estávamos na frente e as cobranças seriam zeradas se eu não fizesse o gol. Fui confiante e consegui converter. Nenhum nervosismo e zero responsabilidade  — afirmou o capitão e camisa 10 da Daltro, que ainda não havia usado a braçadeira:

— Nunca tinha sido (capitão), para falar a verdade, mas gostei. Foi uma experiência boa, gostei de passar minha experiência para os moleques, até porque já joguei bastante futsal. Consegui dar minha contribuição e eles resolveram em quadra.

A emocionante vitória, no entanto, não encobriu os erros da equipe de acordo com a análise de Nicolas. O jovem de 17 anos  não deixou de abordar os percalços que complicaram a classificação. O empate sofrido pouco antes do apito final, que poderia ter tirado a calma na hora dos pênaltis, é um exemplo.

— O jogo foi bastante difícil e levar o gol no fim complica, ainda mais porque perdemos a cabeça no final do jogo. Conversei com o time, fiz eles se tranquilizarem e irem confiantes para os pênaltis e deu no que deu: a gente levou a vitória para casa — finaliza o capitão, esbanjando personalidade.

Na foto abaixo a equipe da Rede Daltro comemora um gol nas cobranças de pênaltis.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar