Campeão uma vez no ano passado, Pedro II volta a fazer boa campanha no vôlei do 37 Intercolegial Sesc O GLOBO
Clique para ampliar

Em 2018, o Pedro II venceu o Garriga de Menezes na decisão e se sagrou campeão do vôlei sub-18 não federado feminino. Neste ano, no entanto, acabou ficando na semifinal no 37° Intercolegial Sesc O GLOBO. Apesar de não brigar pelo bicampeonato da categoria, a escola inscrita por sua unidade da Tijuca mostrou evolução, pois brigará pelo título na sub-18 federada feminina.

E qual será o motivo dos trabalhos seguidamente bem-sucedidos? Fã da tradicional prancheta, a técnica Ana Paula Pimenta — figura de destaque na modalidade do Inter — explica um pouco sobre o trabalho feito na escola.

— O segredo é começar na base, quando elas são novas, para poderem ter tempo de experiência. É preciso treinar fundamentos, fazer trabalhos técnicos. Antes do tático vem o técnico — garante a professora.

Ana Paula aproveitou também para fazer uma análise do desempenho de ambas as equipes, traçando um paralelo desde o início do trabalho.

— Tenho um grupo que está jogando desde os 12 anos. E agora já estão com 17 anos. Elas já jogam muito tempo juntas, então o não federado tem um conjunto bom, além de tempo de experiência e de jogo — explica.

Já na disputa entre as federadas, a professora salienta as dificuldades de estar em início de trabalho e acrescenta que o nível da competição é elevado. O Pedro II se classificou para as semifinais com vitória por 2 sets a 1 sobre o forte sexteto do CAp Dom Hélder Câmara, de São Gonçalo, e carimbou o passaporte para a final ao derrotar por 2 sets a 0 o tradicional Colégio Militar, da Tijuca.

— As federadas foi um grupo que a gente juntou esse ano. É um grupo muito bom, e sabíamos que teríamos boas equipes pela frente. A tática, de fato, é muito importante nesses momentos — finaliza.

Agora, as meninas federadas enfrentarão o poderoso Sistema Elite de Ensino, mais uma escola inscrita por sua unidade da Tijuca, na decisão da categoria, enquanto a equipe não federada tentará o bronze no duelo com o Garriga de Menezes, adversário da final em 2018.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.






Voltar