Campeão no futsal, Censa é uma das forças do Interior do Rio na disputa do Intercolegial
Clique para ampliar

O número é representativo: das 229 escolas inscritas no Intercolegial 2018, 68 são do interior do Estado do Rio. A competição terá representantes de 24 municípios de nove regiões geográficas do Estado, que vão fazer deslocamentos todos os fins de semana para cumprir seus compromissos, começando pelo próximo sábado (23/06), quando começa a disputa do futsal, no Centro de Formação Olímpica de Nova Iguaçu..

Uma dessas escolas é o Censa, de Campos dos Goytacazes. A quase 300 km de distância da capital carioca, os alunos da escola costumam levar três horas para chegar ao Rio de Janeiro. Isso não diminui a vontade dos atletas de participar da competição, muito pelo contrário. O técnico da equipe de futsal, Carlos Roberto, falou sobre a importância do Intercolegial para as escolas do interior:

— A logística é um pouco complicada, porque, por exemplo, se o jogo for às 9 horas, temos que sair de Campos de madrugada, mas pelo grau de competitividade do Intercolegial, vale a pena. Porque nossa cidade não tem a visibilidade que o Intercolegial proporciona e nós não temos competições do mesmo nível na nossa região — conta Carlos Roberto, destacando o incentivo que recebe do Censa:

— A escola apoia muito o esporte. Então acaba valendo a pena sair de Campos, a 300 km de distância, para disputar o Intercolegial no Rio. O apoio da escola é tão grande, incentiva tanto as crianças, que vale a pena fazer esse esforço.

Mesmo tendo que fazer longas viagens antes dos jogos, o colégio teve um bom desempenho no futsal da última edição do Intercolegial. Na categoria sub-14 não federada masculina, inclusive, ficou com o título. Além disso, o Censa também foi campeão da categoria sub-18 não federada feminina do vôlei. E, segundo o técnico do futsal, eles voltam forte esse ano:

— Ano passado a gente foi campeão sub-14, então como teve a mudança para sub-15, continuamos com a mesma base do time. A expectativa é enorme de conseguir o título novamente nessa categoria. Para fechar, também conseguimos a vaga para disputar a sub-18. A escola vem forte para tentar mais um título.

Em 2017, uma escola de fora da capital ficou no pódio geral do Intercolegial. O Loide Martha, de Duque de Caxias, ficou em terceiro lugar. Sem contar a cidade do Rio de Janeiro, a Baixada é a região com mais representante, com 38 escolas inscritas. São Gonçalo desponta no Leste Metropolitano, com 13 colégios. Seis instituições da Região dos Lagos, três do Norte Fluminense e da Costa Verde; dois do Noroeste e do Sul do Estado; e um da Região Serrana encerram os representantes do interior.





Voltar