Campeão geral da categoria livre, Loide Martha se firma entre as potências
Clique para ampliar

O pódio do Intercolegial ainda não aconteceu para o Loide Martha. No entanto, a edição de 2016 entrou para a história com o título geral da categoria livre. A conquista inédita foi bastante comemorada, ainda mais porque aterrou a tristeza por ter chegado na quarta colocação, com apenas quatro pontos a menos do que o GEO Félix Venerando, do Caju, terceiro colocado com 392 pontos.

A escola de Caxias há tempos se consolidou no top 10 da competição, mas a façanha das três primeiras colocações teima em bater na trave. Para o coordenador de esportes, Itiel de Almeida Rodrigues, o importante é evoluir sempre.

– Doeu um pouquinho porque faltou muito pouco. Sentimos o gostinho do pódio, mas não deu. A gente está numa crescente. Temos uma unidade só, na Baixada, e nosso trabalho é consistente. Já chegamos em sétimo, sexto, quinto... Em 2016 bateu na trave. O quarto lugar está bom demais e ainda conquistamos o título geral da categoria livre – comemora Itiel, que fez questão de frisar a importância do troféu:

– Toda conquista é bem-vinda. Num país em que apenas o primeiro lugar tem valor, precisamos desconstruir na cabeça desta garotada que só importa ser campeão. O esporte é para integrar, somar, fazer crescer. Chegar em quarto, numa competição de 300 escolas, é honroso demais. Ser campeão da livre é um feito muito importante para uma escola da Baixada de uma unidade só.

O apoio e a estrutura do Loide Martha foram decisivos para a chegada junto às grandes potências do Intercolegial. Itiel revela que o trabalho é muito intenso e que o diretor Floriano Lages tem participação 100% ativa no sucesso da escola.

– Quero registrar a importância do investimento da direção do Loide. Costumo dizer que tenho o melhor diretor da Baixada e do Rio de Janeiro. Fica meu agradecimento porque a direção incentiva muito e acredita no sonho do coordenador. Nosso diretor comparece em todos os jogos e não apenas nas decisões e esta presença do Floriano é fundamental para nossas vitórias.

O coordenador acrescenta que o sonho de ver outras escolas da Baixada entre as mais fortes também é compartilhado por todos os integrantes do Loide Martha. No entanto, apesar de admitir que seja impossível medir a importância da escola para a região, Itiel deseja que os bons resultados sejam motivo de inspiração.

– Te dizer que temos essa noção é mentira. Não dá para dimensionar e às vezes esta responsabilidade até assusta. A intenção como professor de educação física é mostrar que ser da Baixada, de Caxias, São João, seja qual for o município, não é demérito para alguém. Pelo contrário, podemos fazer um bom trabalho. Tenho professores que são batalhadores e acreditam no projeto. Espero que seja um incentivo para todas as escolas da Baixada, uma região de mão de obra farta. Ainda temos campos de várzea e espaços para praticar esportes que não existem no Rio.





Voltar