Campeã do skate sub-18 do Inter, Duda, da Rede Daltro, tem apenas 14 anos e já é uma realidade do esporte
Clique para ampliar

Com direito a recorde de inscritos, o skate do Intercolegial 40 anos extrapolou as expectativas em termos de crescimento. Entre as meninas, a evolução foi ainda maior, em número de participantes e principalmente na qualidade técnica. Campeã sub-18 pela Rede Daltro, Maria Eduarda de Oliveira, a Duda, flutuou na pista da Vila Olímpica do Encantado e representou fielmente este cenário.

Ainda emocionada após receber a medalha de ouro, Duda estranhou ao ver que a escola não tinha vencido a categoria. Ao saber que o Santa Mônica Centro Educacional somara mais pontos, ela se resignou, mas deixou claro que queria mais.

— Ganhar o título para a escola seria bom demais também! Mas é isso. Fiquei em primeiro lugar, mais uma conquista. Vamos continuar valorizando todo o esforço e também o apoio que o Daltro está me dando. Show de bola — comemorou.

Muito elogiada pelo intrépido narrador Bruno Funil, parceiro do Inter na realização do skate e profundo conhecedor do esporte no Estado do Rio, Duda completou 14 anos em março e poderia ter disputado a categoria abaixo, assim como na sua estreia no Inter.

— Foi a segunda vez. Participei a primeira vez, se não me engano, em 2019, e fiquei em segundo lugar na sub-14 — conta a menina, acrescentando que muita coisa se modificou de lá para cá:

— O skate feminino mudou muito. Vieram muito mais meninas do que naquela época. Eu fico muito feliz com isso porque estou vendo que aos poucos estão começando a valorizar cada vez mais o skate feminino. Isso é muito importante para todas as skatistas que querem e gostam de andar.

Feliz por ter feito uma volta quase perfeita, ainda que com uma pontinha de contrariedade por ter errado uma manobra, Duda, campeã brasileira no ano passado, era uma das skaters — segundo a nomenclatura usada por Funil —, mais animadas da competição. A alegria após suas voltas era contagiante e as batidas no chão com o skate para incentivar as amigas indicavam a sua felicidade.

— Eu me animei mais para participar. O desafio fica maior com mais meninas participando. Dá aquela adrenalina, o coração acelera, a empolgação aumenta. É uma explosão de emoções de uma vez só. Fiquei muito feliz porque minhas amigas participaram. A Gabi, a Brenda, a minha irmãzinha, Mikaela, a Valentina — afirma.

A certeza de que o futuro será promissor está na ponta da língua:

— Ainda vão ouvir muito o meu nome sim.

Na foto abaixo, Duda durante o aquecimento na pista da Vila Olímpica do Encantado.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar