Camila e Lidiane tocam o legado deixado pelo professor João Luís no Lisam, de Nova Iguaçu
Clique para ampliar

Colecionador de títulos no basquete não federado do Intercolegial, o Lisam, de Nova Iguaçu, sofreu um grande baque em 2012, com o falecimento de João Luís Gomes, mentor da escola na modalidade. Mesmo diante da perda irreparável, ainda tomadas pela emoção, as jovens Camila Tomaz, atualmente com 28 anos, e Lidiane Silva, que está com 27, tomaram a decisão de assumir o comando da equipe, pois a continuidade do trabalho seria a maior homenagem ao professor.

Apesar do tempo, elas ainda se emocionam ao falar do amigo que se foi. Formadas em educação física, Camila, a técnica, e Lidiane, a auxiliar, encaram esta situação como uma espécie de dever a cumprir para não deixar chama acesa por João Luis se apagar.

 – Esta é a nossa missão e vamos levá-la até o fim. Ele nos escolheu e temos de cumpri-la porque acreditamos no trabalho dele e, agora, no nosso. Temos de tocar o time, era o que ele queria – afirmou, emocionada, Lidiane. 

Camila e Lidiane estão juntas desde o colegial e já participaram, juntas como alunas, de várias competições, inclusive do Intercolegial. Agora, em 2018, o objetivo é levar a garotada à decisão do basquete. 

– Desde a morte de João estamos treinado o time e não está sendo fácil. A competição é difícil, mas com dedicação poderemos conquistar nosso objetivo – disse Camila.

De 2012 até agora, houve muitas mudanças, inclusive com a mudança na nomenclatura das categorias e a entrada de muitas escolas. Mesmo assim, o Lisam ainda continua acumulando bons resultados e formando equipes competitivas. E o time sub-18 não federado masculino mostrou que pode ir longe. Com grande atuação, os meninos venceram por 69 a 28 o Independência, de Caxias, no ginásio do Sesc Ramos. A rodada marcou a volta do Intercolegial 2018, após a pausa das férias escolares.





Voltar