Autora de dez pontos na vitória do Camões-Pinochio, Maria Clara lidera a classificação no basquete sub-15
Clique para ampliar

O basquete do Camões-Pinochio, de Jacarepaguá, entrou no radar do Intercolegial no ano passado, quando faturou um título e um vice-campeonato na modalidade 3x3. Sede da primeira rodada da 40ª edição dos Jogos, a equipe da escola, comandada por Guilherme Vos, técnico experiente e vencedor, derrotou por 30 a 9 o GEO Nélson Prudêncio, da Ilha do Governador. O talento da armadora Maria Clara Ribeiro foi um dos pontos altos da vitória.

O basquete começou a fazer parte da vida de Maria Clara em 2018, mas ela conta que começou a jogar para valer mesmo no ano passado. A medalha de prata conquistada no basquete 3x3 do Inter 2021 comprova as palavras da menina de 14 anos.

— Acho que evoluí muito nestes dois anos. É uma coisa que eu gosto de fazer e estou sempre tentando treinar, bater bola — afirma Maria Clara, que analisou o desempenho do Camões-Pinochio na vitória que valeu classificação na categoria sub-15 não federada:

— Foi um bom jogo. Nosso time jogou bem, todo mundo conseguiu jogar e fazer a sua parte. Todo mundo contribuiu para a equipe. Foi um jogo muito legal para a gente que está começando. Foi a primeira partida desse time.

A ótima atuação de Maria Clara impressionou pela capacidade de liderar o time, uma característica marcante das armadoras. A pontaria afiada foi outra qualidade importante. Autora de dez pontos, a camisa 8 da escola de Jacarepaguá garante que pretende seguir carreira no basquete.

— Eu quero muito ser armadora, jogar na seleção brasileira, pegar uma seleção carioca. Espero ser uma jogadora de basquete. Estou treinando na Mangueira, mas ainda não sou federada — conta.

Quem conhece o técnico Guilherme Vos não se surpreendeu com a excelente atuação do Camões-Pinochio. Suas equipes costumam apresentar conjuntos fortes que fazem a individualidade brotar. O respeito e o carinho que os alunos fazem questão de demonstrar são mais uma prova da competência do professor.

— O Guilherme é um bom técnico, nos ensina muito. Faz treinos muito bons, está sempre tentando corrigir cada um especificamente e o time como um todo também — declarou Maria Clara. — Jogar o Intercolegial é uma experiência muito legal. Ano passado joguei pela primeira vez no 3x3 misto e agora estou disputando pela segunda vez — concluiu.

Fotos: Ari Gomes




Voltar