Atletas, pais, professores e público em geral visitam o Museu Aeroespacial na maior festa entre estudantes do Brasil
Clique para ampliar

A história da aviação brasileira é contada em detalhes no Museu Aeroespacial, o Musal, localizado no Campo dos Afonsos, onde foi realizada a Grande Final do Intercolegial 2018. E nada melhor do que este mês de outubro para a Força Aérea promover o Musal Airshow em comemoração ao Dia do Aviador, celebrado no próximo dia 23, data em que o 14-Bis, em 1906, alçou o seu primeiro voo na França.

No entanto, as comemorações no Musal serão realizadas nos dias 20 e 21, com exibição da Esquadrilha da Fumaça. O público também assistirá a simulações de resgates, saltos de paraquedistas, manobras de aeromodelismo entre outras atrações. A entrada é franca e os portões serão abertos às 8h.

No pátio estão estacionadas 22 aeronaves, entre helicópteros e aviões, sendo alguns caças. O modelo Mirage-2000, de fabricação francesa, está disponível para o visitante sentar-se ao cockpit e se sentir um piloto. O acervo é constituído por diversas aeronaves, motores, armas e objetos vinculados a história da Aeronáutica e da aviação brasileira, além de ampla documentação histórica.

Nicole Caroline Silva, 16 anos, aluna do Ciep 117 (Carlos Drummond de Andrade/Brasil-EUA) foi ao Campo dos Afonsos para disputar a natação do Intercolegial e aproveitou para visitar o Musal. A modalidade — disputada na piscina olímpica do Centro de Treinamento da Aeronáutica, utilizada em treinamentos na Rio 2016 —, serviu para que muitos alunos envolvidos com a competição conhecessem o museu.

— Gostei muito, nunca imaginei que fosse visitar algo tão legal. O bom é que a gente passa a conhecer um pouco da História da aviação brasileira — disse Nicole (foto acima) após descer da cabine do caça francês.

Professor de educação física do Centro Educacional Paraíso, em Caxias, Ivanildo Silva foi ver os seus alunos nas provas do Intercolegial e aproveitou para levar o seu filho, Caio, de 4 anos (foto abaixo).

— O museu é ótimo, nem imaginava que fosse assim. Quero visitar mais vezes e até trazer outros alunos — disse Ivanildo.

FOTOS DE ARI GOMES





Voltar