As homenagens do Mercúrio ao zagueiro Neto, da Chapecoense
Clique para ampliar

Um dos maiores orgulhos do Intercolegial é ter servido de base para grandes atletas brasileiros darem os primeiros passos em suas vitoriosas carreiras. O zagueiro Neto, da Chapecoense, é um deles. Sobrevivente do trágico acidente aéreo envolvendo a delegação do clube catarinense, o atleta conhece bem a maior competição entre colégios do país. Ele participou das edições de 2004 e 2005 defendendo o Colégio Mercúrio, da Pavuna. A ligação dele com a competição e a escola perdurou.

Durante o Desfile de Abertura, realizado na Jeunesse Arena, no Parque Olímpico da Barra, o colégio prestou homenagens ao zagueiro. Uma faixa com os dizeres "Nosso eterno aluno Neto" ficou pendurada na frente do setor onde a torcida estava. No desfile, foi exibido um grande pôster do atleta com anjos ao redor. As iniciativas renderam o 6º lugar no quesito torcida e 4º na categoria desfile.

Professor de Neto, Carlos Alberto Carvalho, o Beto, há 26 anos no colégio da Pavuna, diz que o atleta interage com a escola e é utilizado como exemplo para os atletas da geração atual. Com carinho e lágrimas nos olhos, o profissional lembra os primeiros passos de "Netinho", como é conhecido no bairro, e o título no Futsal do Intercolegial de 2005.

– Neto chegou no esporte para ser atacante. Era um menino de muita leitura de jogo e um jogador de muito desarme. Aos poucos fomos botando ele como zagueiro. Começou a se destacar, virou titular e daí para frente foi embora. Nós sempre falamos dele para os alunos como um exemplo. O acidente foi um baque. E quando soubemos que ele conseguiu sair vivo nos deu uma motivação a mais – conta Beto, acrescentando que todos se mobilizaram para rezar pelo atleta:

– O colégio fez orações todo dia, ele mandava vídeos para nós, o pai dele passou lá... Tudo isso mostrou para os nossos alunos que ele foi um excelente atleta, aluno de boas notas, e superou todas as dificuldades que teve. Que isso sirva como exemplo para que eles levem o esporte, a escola e a família muito mais seriedade.

Antes do acidente, no ano passado, Neto gravou uma mensagem, exibida pelo Inter nas redes sociais, mandando força ao Colégio Mercúrio. Hoje, quem manda energias positivas para a recuperação do atleta somos todos nós. Força, Neto! Força, Chape! 





Voltar