Anfitrião do xadrez, Santa Mônica Centro Educacional ganha três títulos e faz melhor campanha da modalidade
Clique para ampliar

Uma festa completa. Nada faltou na disputa do xadrez do Intercolegial 2021, realizada na unidade de Bento Ribeiro do Santa Mônica Centro Educacional (SMCE). Ambiente controlado, graças ao respeito ao protocolo sanitário, com 150 testes de coronavírus em todos os envolvidos, e estrutura exemplar para dar perfeitas condições ao evento. Os anfitriões souberam receber os convidados e, sem deixar de ser competitivos, fizeram uma campanha irretocável, com três dos seis títulos em jogo.

Além de ganhar três categorias (sub-18 não federada masculina; e sub-18 não federada e sub-18 livre, ambas femininas), o SMCE subiu no pódio das outras três. A escola inscrita pela unidade de Cascadura ficou em segundo lugar na sub-15 não federada feminina e na sub-18 livre masculina e fechou o excelente retrospecto com o bronze sub-15 masculino.

O SMCE faturou quatro medalhas de ouro, com Lara Cristina Barros, Maria Luisa Vieira, Filipe Silva e Milena Vale. A escola ainda ganhou duas pratas, com Murilo Faria e Alice dos Santos e um bronze, com Barbara das Neves. Como não poderia deixar de ser, o técnico de xadrez do SMCE, Clécio Martins, era a imagem da felicidade. A satisfação particular pelo desempenho se somou à enorme comunhão formada pela alegria de todos os enxadristas de poderem voltar a jogar presencialmente.

— Gostei muito dos resultados. Estou muito feliz. Foi emocionante porque passamos dois anos sem o Intercolegial, foi difícil de treinar, ficamos um período sem treinamentos. A equipe correu atrás, treinamos de forma online, mandando exercícios. É muito gratificante ver a dedicação deles, que conquistaram a vitória com muito suor. Mesmo passando pela pandemia, eles não pararam de estudar — comemora o professor, que também falou da oportunidade de sediar a competição:

— Agradeço ao Luis Cruz, diretor da unidade de Madureira. Ele adora o Intercolegial, faz questão que todos sejam bem recebidos e fomos campeões do xadrez pela primeira vez na nossa casa.

O xadrez fez muito bem à Escola Municipal Olímpica Carioca Juan Samaranch, de Santa Teresa. Sempre na briga pelas primeiras posições na classificação geral, o tricampeão do Inter em 2014-15-16 mostrou sua força e primou pela regularidade. Os enxadristas do Samaranch conquistaram o título sub-15 não federado masculino, ficaram com o vice-campeonato sub-18 não federado feminino e com três bronzes (sub-15 não federada feminina; sub-18 não federada masculina e sub-18 livre feminina). Pedro Henrique da Cruz foi a grande estrela ao ganhar o ouro na sub-15 não federada.

A modalidade também marcou a volta da Escola Municipal Olímpica Carioca Doutor Sócrates, de Guaratiba, aos pódios. O colégio da rede pública se sagrou campeão sub-15 não federado feminino e foi segundo colocado duas vezes: na sub-15 não federada entre os meninos e na sub-18-livre feminina.

O Loide Martha, de Caxias, não deixou de marcar presença no xadrez e beliscou o último ouro da modalidade com o título sub-18 não federado feminino e ainda levou o bronze sub-18 livre masculino.

Os demais pódios foram do Elite Sistema de Ensino, que chegou em segundo na categoria sub-18 não federada e na sub-18 livre, ambas masculinas. A escola inscrita pela unidade da Tijuca conquistou um ouro individual, com Gabriel Bastos, de 15 anos, que competiu na sub-18 livre.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar