Adversários no Inter, GEOs Félix e Samaranch se unem para disputar o Campeonato Estadual de handebol
Clique para ampliar

Adversários no Inter, as escolas do projeto GEO (Ginásio Experimental Olímpico) Félix Miéli Venerando, do Caju, e Juan Antonio Samaranch, de Santa Teresa, aguardam o desfecho do handebol do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO. A rivalidade, no entanto, se restringe aos limites das quatro linhas. Parceiros por terem a mesma filosofia de casar educação e esporte, os dois colégios uniram forças para montar uma equipe competitiva e disputar o Campeonato Estadual de base da modalidade.

A professora Daniela Guimarães, do GEO Samaranch (foto abaixo), explicou um pouco como surgiu a ideia de unir duas grandes forças da maior competição entre estudantes do Brasil para alçar voos mais altos.

— Quando a Federação avisou que retornaria com as competições de base, eu pensei em chamar o Léo (professor do GEO Félix) para unirmos forças, já que nossas escolas são próximas e estamos na mesma CRE. Então, criamos o União GEO — revela Daniela.

O sucesso do projeto foi grande, tanto que faturaram o vice-campeonato. A colocação chamou atenção do Clube Guanabara, que os convidaram para fazer a equipe de base da instituição, como descreve o professor Leonardo Balbi, do GEO Caju (foto acima):

— Quando o presidente do Clube Guanabara viu nosso trabalho, fez uma proposta para a gente ser a equipe de base do clube, e, claro, topamos o desafio. Quase todos os jogadores são dos GEOs do Caju e de Santa Teresa, mas tivemos esse ano dois atletas de fora. Nossa expectativa é aumentar esse número de atletas de fora a cada ano, para termos um time ainda mais competitivo — acrescenta Leonardo.

O Guanabara Handball disputou também neste ano a Copa Taubaté, em São Paulo, conquistando o terceiro lugar e estuda a possibilidade de jogar a Copa São Lourenço, em Minas Gerais. Para 2020, a previsão é de o Guanabara venha para o estadual com mirim e infantil masculino e com equipe feminina infantil, algo que ainda está em estudo.

As decisões do handebol do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO serão disputadas dia 15 de novembro, na segunda edição do Festival Inter/Grandes Finais, que encerrará a maior competição entre estudantes do Brasil, no Parque Olímpico de Deodoro. As decisões pelo bronze das seis categorias da modalidade estão marcadas para o dia 2 de novembro, em local ainda não definido pela organização.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.






Voltar